videos para pensar

Loading...

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Astoufo e Romualdo(Deus existe?)


Desde a infância, Astolfo e Romualdo se gladeavam em inúmeros debates, nunca concordavam em nada, e tudo era motivo para nutrir esta disputa, quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha, se existe vida extraterrestre, qual fruta tem mais vitamina c, quem foi melhor entre Pelé e Maradona, e por ai vai.
Astolfo se tornou ateu e Romualdo pastor de igreja, mas apesar das diferenças, a amizade continuou a mesma, e a discussão também. Era só um olhar para o outro que começava tudo, ficavam horas tentando provar de que estavam certos quanto à existência ou não de Deus, Astoufo munido de vários livros filosóficos e científicos, e Romualdo com sua bíblia velha de guerra, e seus incansáveis argumentos.
Certo dia Romualdo veio atônico, pois queria mostrar à Astoufo uma falha em seu argumento, e assim desbancar o amigo. Porém o amigo estava desanimado e não deu muita confiança. O que houve com você perguntou Romualdo.
Então Astoufo levantou os olhos e respondeu com uma serenidade incomum e uma leve melancolia:
-Estou doente, não tenho mais muito tempo de vida.
Romualdo leu um trecho bíblico para o amigo, que permaneceu calado. Ao final da leitura, Romualdo colocou as mãos sobre os ombros do amigo e disse:
Você está vendo meu velho amigo como é tolice não crer?Ainda há tempo, vejo em seus olhos o tamanho da tristeza de um homem quem enxerga a morte como o fim. Deve ser muito triste ser ateu. Romualdo deu um sorriso irônico e respondeu:
-Não é isso,é que só agora que a morte está próxima,é que percebi que se você estiver certo,e existir vida após a morte,vou ter que engolir você me apontar o dedo e me jogar na cara que estava certo,por outro ado se eu estiver certo,e tenho certeza que estou,não vou ter a mesma chance...O máximo que eu consigo nesta disputa é um empate. Isso não  é justo!não é justo!por isso,não me encha mais o saco com essa discussão.Vamos falar de futebol que eu ganho mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário