videos para pensar

Loading...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Afaste-se da razão!


                                                                           
Queres um conselho? Mantenha-se nas trevas da ignorância e afaste-se da luz da razão o máximo que puderes. Pois só assim irás conseguir manter esse doentio sorriso no rosto, essa alegria desmedida e o gosto por coisas fúteis e irrelevantes. Aprofunda-se no lodo da ignorância, e lhe garanto que conseguirás dormir em paz, e levantar ao amanhecer repleto de energia para ser explorado, humilhado em mais um fatigante dia de serviço.
Fuja da razão! Afaste-se do caminho do conhecimento, esqueça Marx, Descartes, Rousseau, busque o entretenimento barato que a televisão pode nos proporcionar, absorva o conhecimento inútil dos mecanismos de tele-comunicações, assista novelas, programas de auditórios, pois só assim conseguirás se sentir o máximo, saboreando um hambúrguer do palhaço e bebendo o néctar dos imbecis, corrosivo e de cor escura.
Acredite, a razão doe, nos faz perceber nossa decadente e patética condição de homem. E lhe fará questionar tudo que tens de mais sagrado e concreto em sua vida, como Deus e o capitalismo. A razão lhe fará enxergar as incoerências da religião e toda podridão do nosso sistema econômico que se sustenta na desigualdade e na pura exclusão de uma grande massa de pessoas, que são sujeitadas a viver precariamente, trabalhando muito e recebendo pouco, sendo educada em um sistema educacional de baixa qualidade e a serviço da classe dominante, responsável por formar todos os anos uma leva de analfabetos funcionais.
O pior, é que você irá perceber que faz parte dessa massa, que respira poluição, que paga muitos impostos, e jamais verá estes refletidos em benfeitorias sociais. Perceberás que quando adoeceres irá para um hospital público, se conseguir vagas.
A razão lhe fará enxergar o quanto tu és um escravo, maleável e manipulável. Não só você mais toda uma imensa massa que sustenta esse sistema degradante, injusto chamado capitalismo. Verás o quanto esse sistema submete milhões de pessoas a miséria, a fome e a mortalidade infantil, para que uma minoria continue lucrando.
E quando perceberes isto, não será mais como antes, quando perceberes, aquele sorriso doentio e patético sumirás de teu rosto, não sentirás prazer em trabalhar, e sim irás sentir o peso da exploração em todas as horas em que estiver trabalhando. Começarás a questionar, perderá a fé, e o convívio com os outros se tornará difícil, pois você mudou, mas eles não, eles continuarão alienados e cheios de fé como antes.
Por tudo isso que lhe falei, fuja da razão! Ela é uma luz traiçoeira, que lhe fará questionar e posteriormente lhe fará enxergar o quão não há beleza em nossa forma de viver, comprando e consumindo de forma desmedida, acabando com os recursos naturais de nosso planeta, e que não passamos de pobres criaturas, usadas, manipuladas e descartadas ao bel prazer do capitalismo.    

Erique Gustavo Soares da Silva
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário